COMIDAS TÍPICAS DO MÉXICO: 5 PRATOS PARA SE APAIXONAR
Todo bom viajante já aprendeu que conhecer a culinária local é imprescindível para se ter uma experiência completa durante uma viagem. Assim, em se tratando de um país com gastronomia tão marcante, experimentar as comidas típicas do México é praticamente uma obrigação.
Admirada e consumida em quase todos os cantos do mundo, a culinária mexicana é rica em sabor, cor e pimenta. Portanto, é um convite aos sentidos e não sacia apenas a fome. Seja nos inúmeros restaurantes ou em bares e pubs, seja nas ruas ou nas feiras, a oferta de comidas típicas mexicanas é abundante.
Mas afinal, quais são os pratos típicos do México? Para que você tenha um primeiro contato com essa culinária, a seguir apresentamos 5 exemplos de comidas típicas do México que consideramos já ser suficiente para dar água na boca. Também, para te ajudar na hora de pedir e saborear.
POZOLE, UMA DAS PRINCIPAIS COMIDAS TÍPICAS DO MÉXICO

Com certeza o pozole deveria encabeçar essa lista de pratos típicos do México. Afinal, é encontrado em praticamente todo o país, desde barraquinhas de rua até sofisticados restaurantes. Essa sopa de sabor inconfundível merece iniciar nossa seleção.
A base do pozole é o cacahuacintle, um tipo de milho cuja principal característica é o tamanho acentuado de seus grãos. Após o cozimento do milho, que costuma durar horas, são acrescentados os demais ingredientes que mudam de acordo com a região e a tradição do cozinheiro.
Temperos e acompanhamento – rabanete, alface ou o que mais a imaginação indicar – dão o sabor final e seu aspecto colorido.
MOLE

O mole é uma iguaria mexicana, um dos pratos com sabor mais marcante entre as comidas típicas do México. É um tipo de molho, cuja base é o chilli, ervas aromáticas fortes e sementes moídas. Normalmente, ele é preparado para acompanhar outros pratos à base de carne, especialmente de aves.
A receita poblana (oriunda de Puebla) é reconhecida internacionalmente como exemplar da gastronomia mexicana. O que se deve ao acréscimo do cacau amargo à composição. Ao saboreá-lo, o paladar desfruta de inusitada explosão de sabores – do picante ao doce, passando pelo amargo e azedo.
ENCHILADAS

As famosas enchiladas enchem os olhos e agradam ao paladar. Já as conhecemos pelos vários restaurantes de comida mexicana espalhados pelo Brasil. Mas os exemplares que aqui encontramos não possuem o sabor característico que apenas pode ser aferido diretamente nas cozinhas mexicanas.
A apresentação das enchiladas é bem conhecida: tortilhas de milho recheadas com um tipo de carne e molhos a escolha. O acompanhamento pode ser vegetais frescos ou mesmo o guacamole. Mas se você a pedir em diferentes regiões ou cidades, perceberá as diferenças de sabor.
CHILES EN NOGADA

Uma excelente representação da culinária do México, o chiles en nogada possui sabor delicado. Para contentamento dos que não apreciam tanto assim o consumo de pimenta, é um prato pouco picante. Delicadeza de sabor também vista na apresentação do prato que homenageia as cores da bandeira mexicana.
Para sua preparação, é feito um guisado de carnes (quase sempre de carne suína ou bovina) acompanhado de frutas. A ele é acrescentado um molho de nozes que confere seu sabor característico. Com certeza é um prato que vale a pedida e a experiência culinária seria empobrecida sem ele.
COCHINITA PIBIL

Para encerrar nossa lista de comida tradicional mexicana, vamos falar da cochinita pibil. E tradição é a identidade desse prato que foi herdado do antigo povo maia. O modo de preparo chegou aos nossos dias e traz um prato saboroso numa bucólica apresentação.
A carne suína é envolvida em folhas de bananeiras com achiote e então colocada para assar lentamente em forno de barro. É servida acompanhada de um peculiar molho de cebola rocha com laranja azeda e pimenta.
Geralmente, o prato vem enfeitado com a própria folha de bananeira, o que o confere um visual todo especial a este grande representante das comidas típicas do México.
Deixe um comentário