Como planejar o seu intercâmbio

Como planejar o seu intercâmbio

Oláaa viajantes!!! Tudo beleza?
Muitas pessoas tem o sonho de fazer um intercâmbio estudantil. Afinal, a experiência de viver um tempo fora do país pode trazer muitos benefícios para quem tem essa oportunidade. E galera, os motivos para embarcar nessa aventura são muitos: aprender uma nova língua, obter um diploma que vai incrementar a sua carreira, imersão em uma nova cultura e todas as experiências que você pode trazer para sua vida.

A trajetória para concretizar esse sonho é longa, e exige muito foco e planejamento. Se esse é o seu caso, fique ligado nas dicas que eu preparei nesse texto.

Contratar os serviços de uma agência ou não?
Existem várias agências especializadas em intercâmbio, que trazem todas as orientações para o candidato, acompanhando todo o processo de candidatura. Sem uma agência, você terá que cuidar de todos os procedimentos sozinho, o que pode ser bem trabalhoso e estressante. É claro que a assessoria de uma agência terá seu custo, então meu conselho é que você pesquise preços e condições e avalie se vale a pena ou não contratar esse serviço. Caso você opte por fazer tudo sozinho, as dicas abaixo podem te ajudar.

Como planejar seu intercâmbio?

1 – Defina o objetivo
O primeiro ponto a ser pensado quando o assunto é intercâmbio é justamente qual o seu objetivo. O que você quer? aprender uma nova língua, incrementar sua vida profissional, a experiência de viver um tempo em outro país ou mesmo usar um intercâmbio como porta de entrada para viver de forma definitiva no exterior? Enfim, essa é a primeira coisa a ser decidida, pois ela vai definir todo o processo.

2 – Escolha o curso e a instituição
Definido o objetivo, o próximo passo é escolher qual será o curso. Esse passo pode ser um dos mais difíceis, porque são inúmeras as opções de curso à disposição. Faça uma busca por uma instituição que ofereça aquilo que você busca, mas tendo em conta todos os requisitos necessários. Uma dica galera, procure sempre por cursos credenciados pelo órgãos oficiais do país pra onde você vai. Isso vai facilitar as coisas e evitar problemas com questões como imigração.

Pesquisa e não tenha vergonha de buscar informações com quem já fez um intercâmbio. Existem sites especializados no assunto, como o Partiu intercâmbio, várias páginas no Facebook, ou seja, não faltam fontes de informação. Faça uma comparação entre cursos e instituições. É importante comparar preços, duração dos cursos e outras informações antes de tomar uma decisão.

3 – Requisitos necessários para matrícula e visto
Já escolheu o curso e a instituição? Então agora é hora de ver quais são os requisitos para se matricular e como obter o visto para o país em questão. Pesquise a fundo o que é preciso para se matricular, quais são os documentos necessários, etc. Se você vai fazer um mestrado, por exemplo, precisará comprovar que já é graduado e que possui proficiência em outras línguas.

Além disso, é preciso verificar os requisitos para obtenção do visto. Procure informações junto ao consulado do país e veja quais os documentos necessários, os custos e o tempo de demora para que o visto seja concedido. Na maioria dos casos, será preciso conseguir o aceite da instituição de ensino antes de solicitar o visto

Faça um planejamento financeiro
Bom, você já escolheu o curso e onde vai estudar, verificou os requisitos para efetuar a matrícula e como conseguir o visto para viajar. A pergunta é: quanto isso vai custar? Se você está indo com bolsa de estudos, beleza (um problemão a menos, não é galera?), mas se não for, você precisará arcar com todos os gastos que, óbvio, não serão poucos.

Você vai precisar de grana para as passagens, pensar na hospedagem e na alimentação durante toda a duração do curso, além de um bom seguro viagem. E outra, dependendo do país para onde você vai, para obter o visto terá que comprovar que tem dinheiro suficiente para se bancar durante todo o tempo em que estiver por lá.

Por isso galera, é muito importante fazer um planejamento financeiro bem minucioso. Ninguém acorda em um belo dia e pensa, to aqui sem fazer nada, vou fazer um intercâmbio, quero viajar já no mês que vem. É preciso planejar com muita antecedência. Decida o curso que quer fazer e onde vai estudar, veja quanto isso vai te custar e comece a se preparar financeiramente. Vale lembrar que dependendo do seu visto, você até poderá trabalhar durante o intercâmbio, mas é bom estar preparado para caso não consiga nenhuma vaga.

Como fazer uma viagem de intercâmbio com pouco dinheiro?
Como deu para perceber, fazer um intercâmbio envolve muitas etapas. E muita gente acaba desistindo justamente por causa dos altos custos. Mas se você não tem muita grana, não precisa desistir desse sonho. É possível reduzir os custos em alguns pontos, diminuindo o valor total que você vai precisar. Olha só:
Escolha destinos menos badalados: Muita gente sonha estudar em Paris, Londres, Nova York ou outra cidade grande. O problema é que o custo de vida em cidades badaladas é muito alto. Pense em estudar em uma cidade não tão conhecida, mas que atende à sua expectativa. Pode ser uma grande oportunidade de economizar com hospedagem e alimentação;

Economize com passagens: Procure viajar nos períodos de baixa temporada, pois os valores ficam bem mais baixos. Fique de olho também em promoções. Outra dica legal é adquirir as passagens através de pontos de programas de milhas. Também é possível comprar passagens de estudante com descontos e validade de até um ano;

E aí futuros intercambistas, gostaram das dicas? Não esqueça de comentar o que achou do texto, se já fez ou está pensando em fazer intercâmbio. Aproveita e já me segue lá no Instagram, @junioreomundo! Coloque a #junioreomundo, assim eu posso acompanhar de perto a sua viagem. Beleza?

Lembrando que você pode reservar sua hospedagem, adquirir passagens, alugar um carro ou fazer um seguro viagem aqui no blog. Tudo o que você precisa para sua próxima viagem pode ser adquirido aqui, de um maneira rápida e simples, e sem pagar nada a mais por isso! Até a próxima !!!

Compartilhe essa postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *